segunda-feira, 30 de maio de 2011

8 Dias de Ocupação da Viver

 

Desde a última segunda feira um grupo de pessoas se reveza na image ocupação da Associação Viver na cidade Estrutural. Esse grupo faz a frente da mobilização realizada entre mães, pais, voluntários, ex-funcionários, parceiros e moradores da Estrutural que resistem a mudanças realizadas no trabalho tomadas de forma unilateral, em detrimento da dinâmica participativa construída nos últimos anos. Esse grupo luta por uma gestão horizontal e participativa nos projetos desenvolvidos, de forma que todos construam coletivamente a transformação daquela realidade onde todos são parte e protagonistas da historia construída até aqui.

Os projetos desenvolvidos na cidade Estrutural foram mobilizados e viabilizados pela Associação Viver, que de forma competente e dedicada executou diversas ações em prol da comunidade. Acontece que nos últimos meses a entidade mantenedora da Viver resolveu tomar algumas decisões que afetaram diretamente os trabalhos e essas ações mobilizaram a comunidade, mães, pais, educadores, parceiros e voluntários para entender o que estava acontecendo na condução do projeto. Essa situação de certa forma estabeleceu um conflito entre a comunidade que optou pela continuidade das ações como vinham sendo tomadas e o posicionamento da nova diretoria de realizar mudanças conforme um novo direcionamento institucional que haveria de ser dado a entidade.

Esse conflito se acirrou quando a Diretoria resolveu na última segunda feira demitir toda equipe técnica, que formava uma coordenação colegiada, até então responsável pela condução do atendimento realizado. Com essa intensificação de conflito as partes polarizaram ainda mais seus posicionamentos, de um lado a Viver buscando fortalecer sua estrutura institucional de poder de deliberação sobre os projetos e de outro um grupo da comunidade lutando por participação na construção do projeto. Nesse processo aconteceram reuniões comunitárias convocadas tanto pelo grupo de resistência quanto pelo grupo da Associação e no processo buscou-se a mediação da Sedest e da Unb, através do Decanato de Extensão. Essa mediação se deu em três reuniões que aconteceram com representações da Viver, do Grupo de ocupação, da SEDEST e da UNB. Na primeira reunião tivemos a apresentação de uma proposta pelo grupo de ocupação e na segunda veio a resposta da Associação Viver com outras propostas que deveriam ser avaliadas pelo grupo de ocupação. No terceiro e último momento o grupo da Associação chegou a conclusão que não era possível acatar as reivindicações do grupo e que não havia interesse institucional de se submeter as mudanças que afetavam diretamente o processo de construção política da entidade.

Diante do impasse caberá a SEDEST tomar fazer uma intermediação com as partes e tomar a decisão sob qual conjunto de diretrizes as ações desenvolvidas na Estrutural no escopo socioassistencial será desenvolvida.

Durante a ocupação as atividades continuaram sendo desenvolvidas com o reforço de uma equipe de voluntários mobilizados entre os projetos de Extensão da Unb na Estutural, pelo Diretório Central dos Estudantes da Unb, voluntários, parceiros e entre as famílias dos atendidos. Já são seis dias de atendimento direto por parte dessa equipe que hoje teve o reforço do programa educativo do DETRAN, que está na entidade desenvolvendo oficinas sobre educação no transito e o SESC através do programa de educação para higiene bucal. Na semana passada além das oficinas os educandos contaram com uma apresentação de teatro realizada pela Cia Teatro de Acuçar.

Atualmente o grupo espera um posicionamento da SEDEST para definir qual será o futuro da manifestação. Enquanto isso estão sendo mobilizados voluntários para fortalecer as oficinas e parceiros e doadores que queriam doar alimentos, roupas e material pedagógico para o desenvolvimento das atividades. O grupo já fez uma programação de atividades para essa semana e conta com mais apoios para desenvolver ainda mais as ações de educação com a perspectiva de uma autonomia comunitária e transformadora na cidade Estrutural.

image image Higiene Bucal

image Educação para o Transito

imageEducação para o Transito

image Apresentação de Teatro

image 

Reunião com as familias sobre a ocupação e o posicionamento da comunidade

image

Funcionamento das Atividades

image image

image

Limpeza das salas

image

Construção da Nova Proposta

image

Trabalho de Organização

Um comentário: